Lampreia, Clarinhas de Fão e Vinhos Verdes do Concelho

Informações em www.portoenorte.pt

Espaço Público | Cidade De Esposende

Mostra Ilustrativa Acerca Do Historial Desta Programação Gastronómica

15h30
Centro de Informação Turística de Esposende

10h00 às 11h30
Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende

10h00 às 15h30
Frente Ribeirinha de Esposende

Concentração De Viaturas Da Alfa Romeo, Modelos Até 1975

21h30
Auditório Municipal | Esposende
Noite de Fado Popular

15h30 às 18h00
Centro de Informação Turística de Esposende

10h00 às 11h30
Escola Básica de Apúlia

09h30
Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

15h30
Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Estabelecimentos Escolares Aderentes

9h00 às 13h00

Auditório Municipal, Esposende

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende
Mostra e Venda de Produtos Locais

Entrada Livre

Programação

Quando iniciámos o “Março com Sabores do Mar”, estávamos longe de pensar na sua consistência temporal e projeção mediática. Cada ano um novo desafio: promover, inovar e centrar as nossas atividades nos temas atuais ligados à gastronomia e, muito especialmente, ao setor da restauração.

Hoje em dia, confunde-se saudavelmente o “Março com Sabores do Mar” com a enogastronomia de Esposende, de uma forma mais lata, tal é a imagem de força que se foi criando com o passar destes vinte e cinco anos.

Poderemos sempre dizer que os “Sabores do Mar” acontecem durante todo o ano, contudo, a presente edição “vale por mil”, sendo um marco inigualável, pois comemoramos os “sabores de prata que valem ouro”.

“VIZINHOS SELVAGENS”

1 a 31

Museu do Sargaço, Apúlia

“Marouços, o último refúgio”, é um projeto de Carlos Palma Rio que materializa o seu objetivo enquanto fotógrafo de natureza e naturalista: “DAR A CONHECER PARA PRESERVAR”!
Está no terreno, em trabalho de campo há cerca de um ano e ficará pronto no final do ano em curso.

Um vídeo em formato de documentário que abordará a “Mata de folhosas e pinhal entre Apúlia e Fão” em diversos aspetos, mas com destaque para a sua biodiversidade, uma exposição que percorrerá as escolas do Concelho e que complementará visitas de estudo para alunos e pais ao local onde está a ser gravado o documentário e mais dois minidocumentários para crianças do 1º Ciclo, são os objetivos a atingir.

A exposição “Vizinhos selvagens” serve como introdução a todo o projeto e mostra cerca de duas dezenas de fotografias, representando cada uma delas uma espécie selvagem que vive na “Mata de folhosas entre Apúlia e Fão”, e acaba por ser também uma primeira chamada de atenção para todos, mas em especial para as pessoas de Apúlia e Fão, que repartem entre si uma área selvagem absolutamente única e que nunca deram por isso.

A exposição acaba por ser também inclusiva já que as pessoas daltónicas, com a ajuda de uma aplicação, poderão vê-la com as cores corretas.

“UMA VIAGEM PELOS NOSSOS TESOUROS…”

1 a 31

Centro de Informação Turística de Esposende

Os utentes do CATL da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, durante as férias de verão passado, organizou um roteiro turístico por diversos “tesouros” do nosso território. Esta “viagem” inspirou as crianças envolvidas a criar trabalhos posteriormente organizados por painéis e temáticas, podendo estes serem agora apreciados ao longo do mês de março. Sob o tema “Uma viagem pelos nossos tesouros…”, teremos oportunidade de saborear o nosso MAR através de outros olhares.

HARMONIZAÇÃO IDEAL: VINHOS PORTUGUESES E PRATOS DE MARISCO

5 de março, das 15h00 às 17h00

Centro de Informação Turística de Esposende

Explorar as melhores combinações entre vinhos portugueses e pratos de marisco. Sensibilizar para a importância do serviço correto do vinho na restauração. Compreender tendências inovadoras na harmonização gastronómica.

Informações e inscrições em: lp.visitesposende.com/formacao-proxima

SABORES DO MAR E TÉCNICAS DE COZINHA SUSTENTÁVEL

7 de março, das 15h00 às 17h00

Centro de Informação Turística de Esposende

Compreender a importância da sustentabilidade na cozinha e o impacto ambiental da restauração. Identificar técnicas de aproveitamento e redução do desperdício de produtos do mar. Explorar formas inovadoras de valorizar ingredientes locais de forma criativa e sustentável.

Informações e inscrições em: lp.visitesposende.com/formacao-proxima

CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS NA RESTAURAÇÃO

13 de março, das 15h00 às 17h00

Centro de Informação Turística de Esposende

Explorar a importância da experiência sensorial e emocional na gastronomia. Compreender como o storytelling pode ser uma ferramenta para valorizar pratos e menus. Aprender técnicas para criar menus coerentes e visualmente atrativos.

Informações e inscrições em: lp.visitesposende.com/formacao-proxima

TURISMO GASTRONÓMICO E ENOTURISMO: POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO LOCAL

14 de março, das 15h00 às 17h00

Centro de Informação Turística de Esposende

Compreender o impacto do turismo gastronómico e do enoturismo na economia local. Explorar estratégias para fortalecer a relação entre restauração e produtores de vinho. Identificar tendências inovadoras e adaptá-las ao contexto local.

Informações e inscrições em: lp.visitesposende.com/formacao-proxima

 

28 de março, 09h30

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, Esposende

O primeiro painel da parte da manhã será dedicado à nutrição, e um segundo mais focado na visão antropológica e social do tema da alimentação atlântica. Do programa consta a participação de Raquel Leitão (Instituto Politécnico de Viana do castelo), Rócio Cobela (Universidade de Santiago de Compostela), José Costa (Câmara Municipal de Esposende) e Álvaro Campelo (Universidade Fernando Pessoa).

Da parte da tarde, realizar-se-ão sessões práticas com degustação de produtos no Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Esposende.

Inscrições e informações através de turismo@cm-esposende.pt

Programa completo aqui.

TURISTANDO EM ESPOSENDE

ESPOSENDE: SABORES DO MAR E TRADIÇÕES DAS ARTES PISCATÓRIAS PELO MUSEU MARÍTIMO

2 | 9h00

Visita ao Edifício de Socorros a Náufragos e o Museu Marítimo de Esposende, onde a história e as tradições da comunidade piscatória ganham vida. Este espaço celebra a coragem e a resiliência dos pescadores, preservando as memórias, artefactos e histórias, que moldaram a identidade da região. Aqui, poderemos explorar o profundo vínculo entre Esposende e o mar, conhecendo as técnicas de pesca, os desafios enfrentados e as histórias de quem dedicou a vida ao oceano.

Esta é uma oportunidade única para mergulhar na riqueza cultural e histórica de Esposende, compreendendo a importância de preservar este legado para as gerações futuras.

Inscrições e informações através www.esposende2000.pt

+351933002823

PLANTAS MARÍTIMAS E HALÓFITAS, COM ELINA STOLDE

15 de março, 9h00

Estuário do Rio Cávado
Introdução e caraterização das espécies de plantas halófitas com visita ao estuário do rio Cávado e degustação de petiscos: pão artesanal de massa mãe com beldroega do mar, e pesto de plantas marítimas com pickles de salicórnia. Ação coordenada por Elina Stolde da “Gata da Mata – Wild Food”.

Inscrições e informações através de turismo@cm-esposende.pt

ALGAS COMESTÍVEIS, COM ELINA STOLDE

29 de março, 9h00

Praia de Apúlia

Ecossistemas e bons costumes de apanha de algas, história de uso das algas no mundo e em Portugal, e sua preservação e uso na gastronomia. Visita guiada nas rochas da praia com apanha das algas e visita ao Museu de Sargaço, com degustação de petisco: tortas da erva de calhão.  Ação coordenada por Elina Stolde da “Gata da Mata – Wild Food”.

Inscrições e informações através de turismo@cm-esposende.pt

Conteúdo adicional:

Passeio no mundo das algas comestíveis.
Passeio no mundo das plantas halófitas

9 de março, 16h00

Trata-se de um espetáculo que propõe uma experiência imersiva, onde se explora a poesia sobre Esposende e o seu ambiente marítimo e piscatório, de autores locais e nacionais, partilhada em palco com música e a confeção e degustação de comida atlântica, numa viagem sensorial ímpar, que nos leva a navegar além-mar.

Ficha técnica:

Performance literária: Adriana Moreira, Agostinho Pinto Teixeira, Eduardo Costa e Hugo Direito Dias

Piano: Paulo Pinto Barros

Chefe de cozinha: Rogério Gonçalves

Figurino: Ana da Silva

Textos: Agostinho Pinto Teixeira, Agustina Bessa-Luís, António Correia de Oliveira, António Miquelino, Boanerges Cunha, Daniel Bastos, Eduardo Costa, Eugénio de Andrade, João Pedro Mésseder, Pedro Homem de Mello e Ruy Belo

Direção artística: Hugo Direito Dias

Entrada – Geral: €3,00 | ≤18 anos e ≥ 65 anos: €2,00

Bilhetes disponível AQUI no atendimento das Piscinas Foz do Cávado.

WORKSHOP DE PASTELARIA INFANTO JUVENIL, COM SÓNIA COSTA

1 de março, 14h30

Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar, Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, Esposende

Trata-se de um workshop de pastelaria infantojuvenil em época de Carnaval, da responsabilidade de Sónia Costa, do LISA /IPCA, destinado a jovens dos 8 aos 16 anos, proporcionando uma introdução prática e técnica ao mundo da pastelaria. Este programa visa dotar os participantes de conhecimentos essenciais sobre técnicas de pastelaria, estimulando a criatividade e o rigor na execução de receitas. O workshop será conduzido por professores do IPCA e decorrerá num ambiente interativo, onde cada jovem terá a oportunidade de pôr em prática os conceitos aprendidos.

Inscrições e informações através de turismo@cm-esposende.pt

WORKSHOP DE COZINHA, COM GRACIELA MACEDO

2 de março, 10h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Receita inspirada na obra de Manuel de Boaventura e interpretada pela Chefe Grace, tratando-se de um tributo a este jornalista e artista local que nos deixou um vasto legado escrito acerca das pessoas, usos e costumes. O prato a ser confecionado será um “afogado de polvo, no seu molho vermelho, a saber a marisco e o arroz do forno, no alguidar tortêlho”.

COM EMIDIO CONCHA DE ALMEIDA

8 de março, 10h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Quinta temporada do “Salvar o Planeta à Mesa: da pele às espinhas, consciência, sabor e nutrição”, com o Chefe Emidio Concha de Almeida. Trata-se de uma ação de sensibilização para a utilização de espécies de pescado de forma sustentável, tendo em conta entre outros fatores a sazonalidade das espécies e sua captura.  As espécies selecionadas para os 3 episódios desta edição são o Sargo (tudo no mesmo sargo), a Faneca (há faneca) e a Raia (vai de raia).  As receitas serão “Canja de Sargo”, “Caldeirada de raia” e “Filetes de faneca com arroz malandrinho de tomate”.

Uma vez que a ação decorre no Dia Internacional da Mulher, utilizaremos o slogan “Hoje é dia de miMAR a mulher”, pois oferecer flores em papel elaboradas pelos utentes do APPACDM de Marinhas.

COM ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE

16 de março, 16h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Em analogia aos “snack bares”, continua esta rúbrica a qual tem como objetivo homenagear os petiscos do nosso mar, cuja tradição remete-nos para os “sabores de mãe e de avó”, bem como a pertinente questão do desperdício- zero. Esta ação será da responsabilidade da Escola Profissional de Esposende.

COM LISA/INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

30 de março, 16h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

COM DOCAPESCA

19 de março, 10h00

Escola Profissional de Esposende, Fão

A Cozinha Viajante continua a surpreender os diversos públicos-alvo com novas atracagens. Levamos parte do receituário da nossa cozinha atlântica junto da comunidade escolar. Esta atividade que vai na sua 4.ª edição, é articulada com a Docapesca, em formato colaborativo trabalhando na logica de promoção do pescado da nossa costa, vincando, como tem sido nosso apanágio, a sazonalidade das espécies.

COM DOCAPESCA

22 de março, 10h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

COM GRACIELA MACEDO

23 de março, 16h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Evento lúdico e humorístico, designação inspirada no trabalho da Chefe Grace (Graciela Macedo), não só nas redes sociais, mas também na televisão. Esta iniciativa trata-se de uma sátira ao “Inferno na Cozinha”.

Inscrições e informações através de turismo@cm-esposende.pt

 

COM “VÓVÓ ZUZU”

Mais uma vez, o “Março com Sabores do Mar” volta a alimentar a sua rúbrica “Receitas a Olho”, com a encantadora  participação da nossa conterrânea Vovó Zuzu!

Desta vez, a matriarca agraciou-nos com uma receita de Congro, uma espécie mal-amada por muitos, mas, quando confecionada com amor, tradição e alma esposendense, consegue surpreender os comensais mais exigentes!

Aqui, os ingredientes não têm peso nem medida, assim como a paixão e o amor impregnados na confeção desta iguaria com sabores do nosso mar e da nossa terra…

Porque “Há um MARço de sempre que chama por Ti….”, delicia-te com esta receita a olho intitulada “Congro assado no forno em cama de couve penca”!

 

Vídeos

Videos MSM 22

Concurso Fish Chefe

Espetáculo “Além-Mar”

Concurso “Jovem Gastrónomo dos Sabores do Mar”.

Nesta ação do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, serão confecionados uns “Montaditos de Robalo em pão de massa mãe”. O Prof. Filipe Sousa e alunos do Curso de Inovação Alimentar e Artes Culinárias, serão os responsáveis pela degustação de comida rápida saudável para o dia-a-dia, com snacks elaborados com pão de massa mãe e pescado local.

COM LISA/INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

Praia de Apúlia

Ecossistemas e bons costumes de apanha de algas, história de uso das algas no mundo e em Portugal, e sua preservação e uso na gastronomia. Visita guiada nas rochas da praia com apanha das algas e visita ao Museu de Sargaço, com degustação de petisco: tortas da erva de calhão.  Ação coordenada por Elina Stolde da “Gata da Mata – Wild Food”.

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, Esposende

O primeiro painel da parte da manhã será dedicado à nutrição, e um segundo mais focado na visão antropológica e social do tema da alimentação atlântica. Do programa consta a participação de Raquel Leitão (Instituto Politécnico de Viana do castelo), Rócio Cobela (Universidade de Santiago de Compostela), José Costa (Câmara Municipal de Esposende) e Álvaro Campelo (Universidade Fernando Pessoa).

Da parte da tarde, realizar-se-ão sessões práticas com degustação de produtos no Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Esposende.

A Cozinha Viajante continua a surpreender os diversos públicos-alvo com novas atracagens. Levamos parte do receituário da nossa cozinha atlântica junto da comunidade escolar. Esta atividade que vai na sua 4.ª edição, é articulada com a Docapesca, em formato colaborativo trabalhando na logica de promoção do pescado da nossa costa, vincando, como tem sido nosso apanágio, a sazonalidade das espécies.

PLANTAS MARÍTIMAS E HALÓFITAS, COM ELINA STOLDE

15 de março, 9h00

Estuário do Rio Cávado
Introdução e caraterização das espécies de plantas halófitas com visita ao estuário do rio Cávado e degustação de petiscos: pão artesanal de massa mãe com beldroega do mar, e pesto de plantas marítimas com pickles de salicórnia. Ação coordenada por Elina Stolde da “Gata da Mata – Wild Food”.

COM ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE

16 de março, 16h00

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Em analogia aos “snack bares”, continua esta rúbrica a qual tem como objetivo homenagear os petiscos do nosso mar, cuja tradição remete-nos para os “sabores de mãe e de avó”, bem como a pertinente questão do desperdício- zero. Esta ação será da responsabilidade da Escola Profissional de Esposende.

Mais uma vez, o “Março com Sabores do Mar” volta a alimentar a sua rúbrica “Receitas a Olho”, com a encantadora  participação da nossa conterrânea Vovó Zuzu!

Desta vez, a matriarca agraciou-nos com uma receita de Congro, uma espécie mal-amada por muitos, mas, quando confecionada com amor, tradição e alma esposendense, consegue surpreender os comensais mais exigentes!

Aqui, os ingredientes não têm peso nem medida, assim como a paixão e o amor impregnados na confeção desta iguaria com sabores do nosso mar e da nossa terra…

Porque “Há um MARço de sempre que chama por Ti….”, delicia-te com esta receita a olho intitulada “Congro assado no forno em cama de couve penca”!

Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar, Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, Esposende

Trata-se de um workshop de pastelaria infantojuvenil em época de Carnaval, da responsabilidade de Sónia Costa, do LISA /IPCA, destinado a jovens dos 8 aos 16 anos, proporcionando uma introdução prática e técnica ao mundo da pastelaria. Este programa visa dotar os participantes de conhecimentos essenciais sobre técnicas de pastelaria, estimulando a criatividade e o rigor na execução de receitas. O workshop será conduzido por professores do IPCA e decorrerá num ambiente interativo, onde cada jovem terá a oportunidade de pôr em prática os conceitos aprendidos.

Receita inspirada na obra de Manuel de Boaventura e interpretada pela Chefe Grace, tratando-se de um tributo a este jornalista e artista local que nos deixou um vasto legado escrito acerca das pessoas, usos e costumes. O prato a ser confecionado será um “afogado de polvo, no seu molho vermelho, a saber a marisco e o arroz do forno, no alguidar tortêlho”.

Dia Internacional da Mulher, vamos miMAR, quem faz agitar o nosso Mar!

A APPACDM – CACI Esposende, colabora, uma vez mais, na programação do “Março com Sabores do Mar”.

Com muita criatividade, imaginação, entrega, simplicidade e amor, sempre na lógica do reaproveitamento de materiais e sustentabilidade, os utentes desta instituição executaram flores a serem distribuídas pela comunidade feminina, no Dia Internacional da Mulher (8 de março).