Lampreia, Clarinhas de Fão e Vinhos Verdes do Concelho

Informações em www.portoenorte.pt

Espaço Público | Cidade De Esposende

Mostra Ilustrativa Acerca Do Historial Desta Programação Gastronómica

15h30
Centro de Informação Turística de Esposende

10h00 às 11h30
Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende

10h00 às 15h30
Frente Ribeirinha de Esposende

Concentração De Viaturas Da Alfa Romeo, Modelos Até 1975

21h30
Auditório Municipal | Esposende
Noite de Fado Popular

15h30 às 18h00
Centro de Informação Turística de Esposende

10h00 às 11h30
Escola Básica de Apúlia

09h30
Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

15h30
Largo Rodrigues Sampaio, Esposende

Estabelecimentos Escolares Aderentes

9h00 às 13h00

Auditório Municipal, Esposende

Largo Rodrigues Sampaio, Esposende
Mostra e Venda de Produtos Locais

Entrada Livre

Programação online

Quando iniciámos o “Março com Sabores do Mar”, estávamos longe de pensar na sua consistência temporal e projeção mediática. Cada ano um novo desafio: promover, inovar e centrar as nossas atividades nos temas atuais ligados à gastronomia e, muito especialmente, ao setor da restauração.

Hoje em dia, confunde-se saudavelmente o “Março com Sabores do Mar” com a enogastronomia de Esposende, de uma forma mais lata, tal é a imagem de força que se foi criando com o passar destes vinte e cinco anos.

Poderemos sempre dizer que os “Sabores do Mar” acontecem durante todo o ano, contudo, a presente edição “vale por mil”, sendo um marco inigualável, pois comemoramos os “sabores de prata que valem ouro”.

A marcar o arranque da 25.ª edição do “Março com Sabores do Mar”, promove-se entre 1 e 3 de março, o Fim-de-semana Gastronómico integrado no programa da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

À mesa de 19 restaurantes será servida uma ementa saborosa e genuína, composta por Lampreia do Rio Cávado, acompanhada pelos vinhos verdes do concelho e, como sobremesa, as típicas Clarinhas de Fão.

Começa, assim, da melhor forma o mês dedicado aos sabores do mar, evento gastronómico que o Município de Esposende leva a efeito, em parceria com as unidades de restauração e outros agentes económicos do concelho.

Informação em www.finsdesemanagastronomicos.pt

Estas ações breves que integram a programação do “Março com Sabores do Mar” 2024, visam, essencialmente, gestores e demais colaboradores das unidades de restauração locais.

 

“GARRAFEIRA DE VINHOS NA RESTAURAÇÃO”

4 de março | 15h30_18h00

Centro de Informação Turística de Esposende

 

“UPSELLING – TÉCNICAS E TRUNFOS PARA AUMENTAR FATURAÇÃO”

11 de março | 15h30_18h00

Centro de Informação Turística de Esposende

 

“REDEFINIÇÃO DO CLIENTE ALVO – OS NOVOS FLUXOS DE CLIENTES E TENDÊNCIAS DE CONSUMO”

18 de março | 15h30_18h00

Centro de Informação Turística de Esposende

 

A participação nas ações é gratuita, sendo que a inscrição poderá ser realizada, acedendo ao formulário disponível através do link abaixo :

 https://lp.visitesposende.com/formulario-capacitacao-msm-24/

Trata-se de uma mostra ilustrativa acerca do historial e evolução desta programação gastronómica, e que decorrerá entre 8 e 31 de março, no Largo Rodrigues Sampaio, cidade de Esposende.

Desde 2012 que se vem organizando este concurso, outrora designado de “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”. Trata-se de uma iniciativa, que se insere na estratégia do Município no acompanhamento às cantinas do concelho com preparação de refeições escolares, mais tarde integrado no Programa Geração S.

Com o intuito de fomentar o consumo de peixe nas cantinas escolares, foi lançado em 2016 o concurso “Fish Chefe”.

Trata-se de uma rúbrica em segmentação diferente,  mais lúdica e humorística, intitulada “desGrace na cozinha” designação inspirada no trabalho da Chefe Graciela Macedo (Grace), não só nas redes sociais mas também na televisão. Esta iniciativa a decorrer na tarde do dia 17 de março, constituirá uma sátira ao “Inferno na Cozinha” que passa na SIC.

Será realizado no próximo dia 9 de março, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, um espetáculo intitulado “A tradição está viva!”. Será uma noite surpresa de fados tradicionais interpretados por “nomes da terra”. Esta sessão terá, também, um momento de dança verdadeiramente simbólico, da responsabilidade da Academia de Bailado de Esposende.

Com a prata da casa fazemos acontecer…

A entrada é livre, no entanto deverão reservar bilhete atrvaés de https://esposende2000.scl.pt/bilheteira.php

O “Fórum de Gastronomia Atlântica” decorrerá na manhã do dia 20 de março, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Serão realizados dois painéis, um primeiro dedicado à parte histórica da alimentação de Esposende, e, um segundo, mais focado nos produtos endógenos. Os momentos serão moderados pelo Enófilo José Silva, e pelo jornalista António Catarino, contando, ainda, entre outros, com a participação de oradores como o Chefe Pedro Mendes, Chefe Álvaro Costa, Penteado Neiva, e Manuela Vaz Velho (diretora do CISAS – IPVC). Da parte da tarde, realizar-se-á uma visita ao Museu do Sargaço e Masseira em Apúlia.

Levaremos parte do receituário da nossa cozinha atlântica junto da comunidade escolar. Desta vez, faremos incursões na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende, na manhã de 5 de março. Mais tarde, a 12 do mesmo mês, será tempo de nova abordagem, desta feita na Escola Básica de Apúlia. Esta atividade é articulada com a Docapesca, em formato colaborativo trabalhando na lógica de promoção do pescado da nossa costa, vincando, como tem sido nosso apanágio, a sazonalidade das espécies.

Realizaremos com o Chefe Emidio Concha de Almeida, na manhã do dia 16 de março, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, a quarta temporada do “Salvar o Planeta à Mesa: da pele às espinhas, consciência, sabor e nutrição”.

Vamos acolher mais uma edição da Expoalfa (III), no dia 16 de março, concentração de viaturas da Alfa Romeo, modelos até 1975. Do programa consta a exposição de carros que ocorrerá na Frente Ribeirinha de Esposende, e um passeio turístico pelo concelho.

A “Páscoa ESlocal” terá lugar entre 22 e 24 de março de 2024, no Largo Rodrigues Sampaio, cidade de Esposende, com o seguinte horário sexta das 17h00 às 23h00; sábado 10h00 às 24h00, domingo das 10h00 às 20h00. Esta mostra e venda de produtos locais, terá a participação artesãos locais e produtores do agroalimentar no âmbito do projeto ESlocal (Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos).

É uma exposição inovadora que estará patente no Centro de Informação Turística de Esposende, de 4 a 31 de março, cujo objetivo é homenagear o “Avental” como elemento integrante na ação de cozinhar e da própria cozinha, quer do restaurante quer dos nossos lares.

Em analogia à Passadeira Vermelha, sinónimo de cerimónia, requinte e sofisticação, em parceria com a APPACDM, Complexo de Esposende, criaMOS uma “passadeira com cores de mar”, homenageando desta feita os 25 anos do “Março com Sabores do Mar”.

No âmbito do voluntariado da Loja Social de Esposende foi desenvolvida uma oficina, pelo “Clube de Costura – Linhas de Partilha”. Para o efeito, foram criados cerca de 20 peixes, com a reutilização de tecidos e outros materiais. À semelhança de 2019, pretendemos decorar o espaço público da cidade (mês de março), com estes e outros materiais alusivos à temática, durante o mês de março do ano em curso. Também os restaurantes aderentes e espaços públicos de Fão e Apúlia, terão alguns apontamentos com motivos marítimos.

A partir do mês de março, implementamos uma campanha sensibilizando para a questão do desperdício alimentar ao nível da restauração. O objetivo passa, por incentivar os clientes a consumirem na restauração concelhia, e levarem consigo as sobras das refeições. Com esta medida, pretende-se desfazer o mito de levar sobras para casa, e estaremos a pensar sobretudo no ambiente e na economia das famílias. Os empresários, por outro lado, darão o seu contributo ao assumir este compromisso socialmente responsável e amigo do ambiente. Sendo certo que, algumas unidades já praticam esta medida, pretende-se com a campanha “Leva-me contigo” fornecer gratuitamente, aos restaurantes aderentes, embalagens caraterizadas acerca da iniciativa.

 

A primeira edição do concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar” decorreu em 2009, com o objetivo de promover os produtos locais (hortícolas, pescado, etc.), e valorizar os alunos do Curso de Cozinha da Escola Profissional de Esposende.

Continuamos a trazer para o MSM várias iniciativas profundamente ligadas à História, Memória e Cultura do Concelho de Esposende, intrinsecamente ligadas ao Mar. Este  legado permite-nos afirmar que temos em Esposende, uma particular Comunidade Piscatória cuja identidade remete-nos para vivências e reflexões  que devem ser investigadas, recordadas e registadas. Continuaremos, embora com introspeções diferentes, a revelar e reinterpretar o imenso mundo da Cozinha. Realizaremos, nesta edição, somente um episódio, mais uma vez com a brilhante participação da atriz Susana Madeira. O episódio deste ano será vivenciado na cozinha de um restaurante. Neste local profundamente familiar, será reinterpretada uma narrativa que abarca uma história de vida de três gerações.

A “Cozinha Viajante” vai continuar a surpreender os diversos públicos-alvo com novas atracagens. Levaremos parte do receituário da nossa cozinha atlântica junto da comunidade escolar e público em geral (em espaço público). Descentralizaremos esta atividade para outra (s) freguesia (s), ou seja vamos, “Pregar para outra Freguesia!”.

Articularemos igualmente esta atividade com Docapesca, em formato colaborativo, trabalhando na lógica de promoção do pescado da nossa costa, vincando, como tem sido nosso apanágio, a sazonalidade das espécies.

“Abre a boca e fecha os olhos”, será uma descoberta dos sabores locais na sua plenitude, despertando todos os sentidos (visão, aromas, gosto, textura, e até sonoridades (ex.: o estalar do pão, a garfada no peixe grelhado que rasga a pele, etc.). Simultaneamente, segmentaremos esta rubrica para a confeção inclusiva (ex. uma pessoa cega a cozinhar). Exploraremos, ainda, o “Cabeça no (m)Ar”, numa vertente mais pedagógica para o publico infantojuvenil. Para além disso, temos a oportunidade de repescar a iniciativa “Nem Tanto ao Mar Nem Tanto à Terra”, numa clara evidência da importância dos nossos singulares hortícolas na confeção de pratos de peixe e marisco.

Manteremos a iniciativa “Sem Diferenças: à mesa é que as gentes se entendem”. Sempre com o objetivo de divulgar e honrar a gastronomia do mar, em união e com espírito de pertença e de inclusão, será igualmente uma cozinha integradora. Nesta rubrica, iremos explorar um momento doce com a APPACDM. A partir de ingredientes locais, e tendo como premissa a sazonalidade hortofrutícola será confecionada, pela instituição, uma criação inspirada na fusão de sabores mais inusitados, como por exemplo, bolo de espinafres, ou, quiçá, bolo de couve.

Em Esposende, há um sempre um lugar à mesa para Todos!

Pretendemos realizar a terceira temporada do “Salvar o Planeta à Mesa: da pele às espinhas, consciência, sabor e nutrição”. Tendo em conta a importância da temática, avançaremos para novas tertúlias e oficinas de cozinha com a participação do Biólogo Vasco Ferreira do OMARE (Observatório Marinho de Esposende), e do conceituado Chefe Emídio Almeida. Através do caráter mais aventureiro do Esquadrão SOS (Sustentabilidade, Oportunidade, Satisfação) do “Salvar o Planeta à Mesa” vamos organizar uma nova odisseia intitulada “Tudo em pratos limpos” (abordagem profunda ao compromisso “Desperdício Zero”) e incluir outras aventuras: “Está o caldo entornado” e “Como Gente Grande!”.

É uma homenagem às receitas das nossas mães e avós que, a olho nu e muitas vezes com escassos recursos, conseguiam confecionar refeições deliciosas, nutritivas e capazes de sustentar famílias numerosas. Por exemplo um arroz de bacalhau sem bacalhau, que muitas vezes só tinha o sabor emanado pelas espinhas transformadas em caldo. Nos tempos mais difíceis, a imaginação, a criatividade e o amor fazem milagres. Nesta primeira edição, temos a honra de apresentar uma proposta da nossa conterrânea “Vovó Zuzu”, perita em “receitas a olho”, doseadas com o coração.

Em analogia aos “snack bares”, criamos uma nova rúbrica intitulada “Snack Mar”, a qual tem como objetivo homenagear os petiscos do nosso mar, cuja tradição remete-nos para os “sabores de mãe e de avó”, bem como a pertinente questão do desperdício- zero. A título de exemplo, podemos referir a carismática patanisca de bacalhau e até a patanisca de polvo! E que tal polvo da pedra cozido com molho de manteiga das Marinhas? Ou o carapau de cebolada, embebido na tradicional broa? Se todas estas propostas forem harmonizadas com uma refrescante cerveja artesanal local, o resultado final é simplesmente supremo, muito certamente.

Como é sabido, a patanisca trata-se de uma iguaria feita com as partes menos nobres do bacalhau, que faziam “render o peixe” à mesa das famílias numerosas. De facto, com pouco bacalhau, as mulheres de outrora conseguiam fazer deliciosas pataniscas para uma mesa cheia. Em abono da verdade, muitas vezes o bacalhau era inexistente e o sabor do mesmo provinha apenas do caldo das espinhas…Por outro lado, muitas vezes as pataniscas eram acompanhadas com arroz de tomate malandro (que também rendia…), ou com batata cozida, muito farta em algumas freguesias do nosso concelho.

Hoje em dia, comer uma genuína patanisca de bacalhau, é um verdadeiro petisco-gourmet! Há que potenciar esta vertente: Da tradição ao requinte!

Contamos com a participação da EPE e IPCA, para além de uma taberna (tasca) tradicional do concelho de Esposende.

Criação de cocktails pela Escola Profissional de Esposende (EPE), elaborados a partir das nossas bebidas “Eslocal”: vinhos verdes, cervejas e licores artesanais. Nesta reinterpretação, pretende-se alargar a versatilidade dos nossos produtos, e, simultaneamente, abranger um público-alvo diferente, maior de idade.

Rubricas Março com sabores do Mar

Videos MSM 22

ExpoAlfa

O charme das verdadeiras raridades que são os Alfa Romeo GT Bertone, animaram novamente Esposende, com a realização da III edição da ExpoAlfa, exposição de viaturas históricas da marca italiana.

A exposição dos modelos expostos até 1975, teve lugar na zona ribeirinha de Esposende.

Do programa houve ainda, uma tertúlia e um passeio turístico pelo concelho de Esposende, com visita à “Quinta de Curvos”, em Forjães e “Senhora da Guia”, em Belinho. O final teve lugar no Largo Rodrigues Sampaio, junto à “cozinha móvel”, através de um lanche convívio com “sabores do mar”, proporcionado pela Escola Profissional de Esposende.

A rúbrica “desGrace na Cozinha” tratou-se de uma iniciativa liderada pelos carismáticos chefes Grace e António Duarte cujo propósito foi suscitar a camaradagem e união à volta da cozinha através da participação de quatro equipas verdadeiramente desastradas mas bravas e corajosas. À volta dos sabores do nosso mar, o resultado final foi deveras surpreendente e inusitado, onde todos saíram vencedores! Vejamos as tentativas de propostas confecionadas:

1- Entrada: Ovos Estrelados do Mar + Prato Principal: Caldeirada à Moda Antiga

2- Robalo à Lagareiro

3- Entrada : Proteínas do Atlântico + Prato Principal: Salada Suprema de Sobras de Bacalhau

4- Omelete “Valha-me Deus” acompanhada com arroz de caldo de peixe

O Chefe Emídio Concha de Almeida, o nosso Guardião da Sustentabilidade à Mesa, voltou a surpreender a comunidade com as suas receitas confecionadas a partir de espécies de peixe cientificamente identificadas como “sustentáveis”, nomeadamente o carapau, voltando a colocar em cima da mesa um tema de superior importância! Com sabores de prata, saúde, nutrição e consciência, celebrámos o Março com Sabores do Mar!

Escola Profissional de Esposende

Concurso  “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”

 

Nas comemorações do Março com Sabores do Mar, 25 anos de Sabores de Prata, os alunos da Escola Profissional de Esposende, voltaram a honrar e a dignificar esta iniciativa! Com sabor, nutrição, amor e muita imaginação, as dinâmicas proporcionadas por esta atividade foram absolutamente MARavilhosas!

Com a Prata da Casa fazemos acontecer!

Páscoa ESLOCAL

 

Integrada nas comemorações do Março com Sabores do Mar, 25 anos de Sabores de Prata que valem Ouro, a Páscoa ESlocal voltou a sair à Rua para proporcionar momentos  maravilhosos com a “Prata da Casa”!

 

Exposição de Rua “Sabores de Prata que valem ouro”

 

Porque recordar é viver, a celebração dos 25 anos do Março com Sabores do Mar, resgatou memórias de uma expedição de sabores do nosso mar absolutamente marcante, saudosa e irresistível!