Ao longo do tempo, no “Março com Sabores do Mar”, o desafio de inovar e reinventar continua na agenda, e este ano por razões mais do que óbvias.

Nesta edição, poderemos assistir a várias ações que irão decorrer online.

Daremos continuidade a iniciativas anteriores que, por mérito próprio, serão reeditadas embora em formato ligeiramente diferente; algumas serão uma novidade em primeira mão; e outras realizar-se-ão dada a impossibilidade de concretização no ano transato.

Durante o mês de março, teremos todo o gosto em rececionar manifestações de interesse quanto à partilha de experiências (Monólogos da Cozinha; Nem Tanto ao Mar nem Tanto à Terra; Sem Diferenças; Salvar o Planeta à Mesa; Doces & Endógenos; Quebrar o gelo; Cor de Tangerina; Docapesca.), através do email turismo@cm-esposende.pt, ressalvando, no entanto, que a disponibilidade para gravações estará condicionada a fatores de ordem logística, técnica e humana. 

Monólogos da Cozinha

Cinco Cozinhas, cinco Mulheres, tantas memórias… Entre tachos, loiça, talheres, ingredientes, fogão e tantos outros apetrechos, vamos cozinhar estórias com sabores do mar de Esposende. Estórias de outrora, quando se dividia a fome à mesa, e estórias dos tempos de agora com realidades tão diferentes…
A cozinha é o coração e o consolo da casa. Aqui, vivem-se silêncios, discussões, alegrias, confissões e tantas outras emoções, muitas vezes mergulhadas na saudade e no tempero do sal das nossas lágrimas. Também se apimentam peripécias com aromas afrodisíacos que deixam a pele corada e perfumada.
Nas receitas da vida, os ingredientes, as quantidades e o modo de confeção, são únicos e irrepetíveis, traduzindo-se em monólogos reflexivos e desconcertantes que serão servidos à mesa, na sua cozinha.

Rubricas Março com sabores do Mar

Numa profícua parceria com a Docapesca, esta edição do Março com Sabores do Mar presenteou-nos com uma nova e aliciante iniciativa:
Street Fish Food.

Através de várias atracagens da nossa Cozinha Viajante em algumas escolas e no Largo Rodrigues Sampaio, foi possível comprovar, de forma pedagógica, sustentável e identitária, que é possível integrar o peixe fresco no contemporâneo conceito de “comida de rua”. Utilizando espécies sustentáveis e de baixo valor económico, encantámos e deliciámos, pequenos e graúdos, com inesperadas e desafiantes iguarias de rua! Acompanha-nos nesta viagem com os sabores mais nobres do nosso mar!

Esta edição do Março com Sabores do Mar deu os primeiros passos em fevereiro através da iniciativa “Lampreia & Companhia”, espraiando-se, depois, pelo mês de abril. A sua abrangência temática assentou num leque de actividades muito versátil e pertinente, permitindo não só a promoção da nossa gastronomia atlântica como também a discussão e a reflexão sobre temas de crucial importância como a educação alimentar, a sustentabilidade à mesa, a identidade e a autenticidade do nosso Território como um todo.

 

Porque “A Esperança está no (a)mar, o Março com Sabores do Mar promete regressar em 2023,  trazendo na proa as melhores iguarias que elevam Esposende a destino gastronómico de excelência. Até já!

Neste episódio, o Bodião vai ser a nossa estrela! Através de duas fantásticas receitas elaboradas a partir deste peculiar peixe, Vasco &Emídio continuam a defender e a aplicar o Desperdício Zero como parte integrante da Sustentabilidade à Mesa.

De forma consciente, saborosa e identitária,  as propostas de hoje acrescentam, inegavelmente,  valor económico, nutritivo e gastronómico a esta espécie tão subvalorizada, prestigiando a nossa alimentação atlântica.

A 2ª temporada da Rubrica “Salvar o Planeta à Mesa”, despede-se hoje. Porém, os nossos Guardiões, convidam-nos a prosseguir com esta missão, tão nobre e urgentemente necessária.

À mesa, vamos continuar a salvar a  casa de todos nós: o Planeta!

Vasco & Emídio prometem regressar na edição do Março com Sabores do Mar de 2023, com muitas surpresas e novidades! Até já!!!

Memórias do meu Caminho

Neste monólogo introspectivo, a Cozinha transporta-nos para outras memórias. Passo a passo, cada troço desperta um novo sentido de orientação que vai muito além da geografia. Pé ante pé, descobrimos tantos mundos dentro do nosso mundo…

 

Os nossos Guardiões, Vasco & Emídio, continuam imparáveis! Em busca da Sustentabilidade à Mesa, e com a missão de Salvar o Planeta, a receita de hoje é uma verdadeira e desafiante surpresa: Línguas em Esparguete Nero e Marisco. Esta espécie, pertencente à categoria dos peixes-chatos, é muito desvalorizada mas bastante sustentável. Na realidade, este peixe é um verdadeiro “presente do mar” que, quando bem confecionado, apetece desembrulhar e devorar! Assim, a sugestão de hoje revela, com perícia e imaginação,  o melhor sabor do nosso mar, intensamente acompanhado com as texturas mais frescas e coloridas dos nossos legumes.
Boa viagem & Bom apetite!

Neste 3º episódio, os nossos Guardiões, Vasco & Emídio,  continuam a surpreender-nos! Com a mesma irreverência e sabedoria que os caracterizam, hoje, apresentam-nos um prato simples, nutritivo e muito sustentável: Tártaro de Sarda! Entre sabores e cores, nesta receita, a Sarda adquire o estatuto que lhe é merecido, ficando o convite para que se consuma com mais regularidade este peixe tão nobre e saboroso. Afinal, Salvar o Planeta à Mesa é simplesmente maravilhoso. Embarca connosco nesta Missão!

Play Video